A saúde mental de todos foi afetada de alguma forma depois dessa pandemia. Ninguém nunca imaginou passar por um isolamento e quarentena tão prolongado e tão rígido como passamos nesses últimos dias.

Por este motivo, é tão necessário fazer coisas que nos ajude a recuperar a saúde mental, especialmente daqueles com mais idades e com históricos de problemas psicológicos. A saúde mental pode afetar diretamente a saúde física.

Alguns problemas físicos são bem visíveis e muitos procuram ajuda médica tentando resolvê-los, quando na verdade a raiz de todo problema está na mente. Neste artigo veja o que fazer para melhorar a sua saúde mental.

Faça atividades físicas

As atividades físicas são especialmente importantes para quem deseja recuperar a sua saúde mental de forma significativa.

Quando nos exercitamos, o nosso organismo libera vários hormônios responsáveis por diversas sensações que sentimos. Além disso, a pessoa passa a ficar bem humorada, com a autoestima elevada e passa a sentir mais prazer nas coisas, afastando a depressão e a tristeza.

Da mesma forma, existem exercícios que estimulam o cérebro, perfeitos para melhorar a saúde mental de uma pessoa.  

Pratique sua fé

Praticar a fé é outra forma de melhorar a saúde mental. Se conectar com Deus ajuda qualquer pessoa que esteja com o psicológico abalado. Sendo assim, tire tempo para praticar o devocional diário, ou seja, para devotar um pouco do seu tempo para as coisas espirituais.

Aproveite para dormir

Dormir faz muito bem para qualquer pessoa. A média diária de sono de uma pessoa adulta precisa ser de oito horas, mas infelizmente isso não acontece. O problema não são só as horas reduzidas, mas sim o impacto que isso tem na nossa saúde como um todo.

Quando temos um sono de qualidade nosso corpo libera hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo. Com isso, passamos a ficar com mais disposição, com o humor melhor, mais produtivo e sentimos mais prazer no que fazemos.  

Fique com quem gosta

Passar tempo com pessoas que gostamos também ajuda a melhorar a nossa saúde mental. Estar cercado de pessoas que nos fazem bem, que nos incentiva, vai nos impulsionar para agirmos de forma positiva diante das mais diversas situações.

Faça um passeio em família

Fazer um passeio em família pode ser muito prazeroso, além de contribuir para a paz mental e aumento da sensação de bem-estar. Por isso, tire tempo para passear com seus familiares, com seus filhos. Mas se isso não for possível, tire tempo para passear.  

Se alimente corretamente

Ter uma boa alimentação é fundamental para ajudar no processo de fortalecimento mental. Os alimentos contêm nutrientes importantes para ajudar o cérebro a funcionar de forma correta, evitando problemas psicológicos.

Sendo assim, evite alimentos processados e industrializados. Invista em alimentos ricos em gorduras boas como abacate, peixe e sementes. Além disso, prefira as frutas, as verduras e os legumes. E se possível, passe a comer alimentos integrais.

Ajude ao próximo

Só sabe o efeito que ajudar o próximo tem na saúde mental, quem pratica. Quando doamos um pouco do nosso tempo para ajudar o outro, sentimos uma satisfação e um prazer imensurável. Por isso, tire tempo para praticar o amor ao próximo.

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